domingo, 5 de julho de 2009

Quando as palavras não dizem nada

As dez melhores fotos captadas pelo Telecópio Espacial Hubble

10º- A Nebulosa Trifid. É um "berçário estelar", afastado da Terra 9.000 anos luz, e é o lugar onde nascem as novas estrelas.




9º - Um redemoinho de olhos "furiosos" de duas galáxias, que se fundem, chamadas NGC 2207 e IC 2163, distantes 114 milhões de anos luz na distante Constelação do Cão Maior (Canis Major).




8º - Noite Estrelada, assim chamada por lembrar aos astrônomos um quadro de Van Gogh com este nome. É um halo de luz que envolve uma estrela da via Láctea.




7º - A Tempestade Perfeita, uma pequena região da Nebulosa do Cisne, distante 5.500 anos luz; descrita como "um borbulhante oceano de hidrogênio, e pequenas quantidades de oxigênio, enxofre e outros elementos".




6º - Em 6º lugar está a Nebulosa do Cone. A parte que aparece na foto tem 2.5 anos luz de comprimento (o equivalente a 23 milhões de voltas ao redor da Lua).



5º - A Nebulosa Ampulheta, distante 8.000 anos luz, que tem um estrangulamento no meio, por causa dos ventos que modelam a nebulosa, serem mais fracos na sua parte central.




4º - Em 4º lugar temos a Nebulosa Olho de Gato, que tem uma aparência do olho esbugalhado do feiticeiro Sauron do filme "O senhor dos anéis".



3º - Em terceiro lugar está a Nebulosa NGC2392, chamada Esquimó, pois se assemelha a um rosto circundado por chapéu ou gorro enrugado. Este chapéu, na realidade, é um anel formado por estruturas ou restos desagregados de estrelas mortas. A Esquimó está há 5.000 anos luz da Terra.



2º -A Nebulosa da Formiga, que é uma nuvem de poeira cósmica e gás, cujo nome técnico é Mz3. assemelha-se a uma formiga quando observada por telescópios fixos. Esta Nebulosa, esta distante da nossa Galáxia, e da Terra, entre 3.000 a 6.000 anos luz.



1º- A Galáxia do Sombrero - distante 28 milhões de anos luz da Terra - foi eleita a melhor foto, captada pelo Hubble. As dimensões desta Galáxia, oficialmente denominada M104, tem uma aparência espetacular. Ela têm 800 bilhões de sois e um diâmetro de 50.000 anos luz.

3 comentários:

HERMES PALMEIRAS by CHIQUEIRO VERDE disse...

PARABÉNS PELO POST.

SEM QUERER OFENDER NINGUÉM MAS MINHA OPINIÃO É A SEGUINTE:

AO VER ESSAS FOTOS:

OS IGNORANTES(EVANGÉLICOS E CRENTES) VERÃO DEUS;
OS CÉTICOS(CIENTISTAS NA SUA MAIORIA) VERÃO EXPLICAÇÕES E ESPERANÇA;
O PRESIDENTE E A MAIORIA DOS POLÍTICOS NÃO ENTENDERÃO NADA;
EU VEJO APENAS UMA COISA:

PALMEIRAS ! PALMEIRAS ! PALMEIRAS!

HERMES PALMEIRAS by CHIQUEIRO VERDE disse...

http://chiqueiroverde.blogspot.com/2009/07/produtos-palmeiras-partir-de-um-real.html

ALÉM DE PEDIR PARA VISITAR MEU POST EU ADORARIA SE COLOCASSE UM LINK DO MEU BLOG NO SEU.
BRIGADÃO.

Núbia Tavares disse...

Hermes, está adicionado!
Muito obrigada pela visita e pelo comentário!

Um abraço