terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Da série “Eu já sabia”

Um bom investimento
Deu no Filtro, hoje:

Ouro é novamente o mais lucrativo
O ouro voltou a ser a alternativa mais lucrativa de investimento em novembro. Após 12 meses sem ocupar a liderança, a rentabilidade do metal acumulou valorização de 14,91% em novembro. No ano, a valorização é de 8,25%. Segundo o Valor, a aplicação na Bolsa de Valores foi o segundo investimento mais lucrativo. Os fundos com recursos do FGTS em ações da Vale subiram 11,82% e os fundos da Petrobras tiveram um aumento de 10,38%.

Comentário: Depois que você começa estudar economia austríaca, o mundo fica previsível demais.


Um péssimo negócio
Também do Filtro:

Lei do gás deve mudar
Reportagem do jornal Valor afirma que o presidente da Bolívia, Evo Morales, elabora uma nova lei para regular o gás no país. A mudança acontecerá após a eleição presidencial do próximo domingo, que deve reeleger Evo. A estratégia seria uma forma de tentar atrair mais investimento privado. A expectativa do setor é de que o governo flexibilize as regras de operação e reduza a carga tributária sobre a exploração de petróleo e gás.

Comentário: São duas conclusões, na verdade. A primeira é que, aparentemente, o bolivariano Evo (seja lá o que signifique isso) começou a perceber que sem investimento privado, o gás da Bolívia não vai fazer com que todos os índios oprimidos fiquem ricos tal qual um americano médio. A segunda, mais pessimista, é que qualquer investidor que tenha um pingo de juízo, não deveria colocar um centavo num país que muda as regras do jogo ao sabor das conveniências do momento e cuja justiça tem menos poder que os chefes tribais indígenas.

Conclusão: só o mercado salva.

2 comentários:

Lédio disse...

Pq sumiu do Twitter? revolta?

historiografianarede disse...

Boa conclusão!
Te mandei uma DM via twitter... caçei caç~ei seu e-mail e não achei, quero te fazer um convite!

Me escreve: anita@institutomillenium.org