quarta-feira, 5 de março de 2014

Mala da Maternidade: o que usei e o que não usei

Esse post é um guia prático para ajudar as mamães de primeira viagem na organização da mala da maternidade. Eu tinha muitas dúvidas sobre o que levar. Acabei levando tudo e não usando muita coisa. Portanto, achei que poderia ser bacana dividir a experiência com quem ainda vai passar por esse processo.



Enxoval da mamãe: 
Absorvente pós parto: nos dois primeiros dias tive fluxo muito intenso. Minha sorte que comprei e leve, porque o absorvente que deram na pro matre não aguentou. Usei no primeiro banho, as enfermeiras colocaram dois absorvente e não adiantou nada. Em meia hora, vazou e sujou minha camisola (que era pra receber visitas) e o lençol. Pra mim, foi útil.

Absorvente de seio: comprei, mas não usei na maternidade, só agora comecei a usar.

Camisolas: levei três, mas devia ter levado quatro. Por conta do acidente com o oabsorvente, tive que improvisar pra tirar a mancha da camisola e não ficar suja na frente das visitas. Comprem as com alça removível pra amamentar. Levei uma que não era de maternidade e era um saco ficar tirando a alça na hora de dar o peito.

Penhoar: foi o que salvou com o episódio das camisolas. Levei dois, mas acabei usando só um, preto, que combina com tudo. Achei super útil.

Cinta pós parto/sutiã de amamentação/calcinha pós parto: Não usei a cinta pós parto que levei. Mas usei todas as calcinhas (quatro no total).  Acho essa calcinha pós parto horrorosa e não vejo a hora de me livrar dela, mas ajuda muito! A cinta eu uso quando vou sair, porque pra dormir, incomoda muito.  Sutiã levei dois e foram suficiente.

Maquiagem: pra quem elogiou a foto que coloquei no tópico do meu relato de parto, bendito seja meu kit maquiagem. Nada como uma base, um pó, rímel e batom pra tirar aquela cara de sono. Se acharem que vão receber muitas visitas, levem.

Conchas de amamentação: Estou usando desde o primeiro dia as conchas da marca Avent com base de silicone, um dos melhores investimentos até agora.

Bico de silicone: levei e não precisei usar porque dei sorte e a Luísa fez a pega correta de cara.

Pomada Lansinoh: É a melhor invenção da humanidade, risos. Levem e usem desde o início, ajuda DEMAIS no cuidado dos mamilos. Não tive, até agora, nenhuma rachadura, fissura, etc.

Enxoval do bebê: 

Roupas: Levei seis trocas, só usei quatro (fiquei de sábado a terça no hospital). Cada troca era composta de um body manga curta e um macacão com pezinhos de manga comprida. Nas trocas, as enfermeiras colocavam o body manga curta por baixo do macacão. Separei por saquinhos e etiquetei por dias, facilita demais, principalmente para quem for fazer cesária e não tiver tempo de explicar para o acompanhante como orientar as enfermeiras.

Mijão/mantinha: Levei três e usei 1) pra colocar em cima do próprio berço da maternidade 2) pra cobrir a Luísa 3) saída da maternidade. Não precisa mais que isso pra quem for ter nesse calor.

Luvas, meias e sapatinhos: Levei tudo e não usei NADA! Muito mais prático os macacões com pezinho. E luva a minha GO e a pediatra não recomendam pra evitar sufocamento. Sapatinho, então, tentei colocar e ela tirou.

Enfeites de cabelo (para mãe de meninas): Levei uma faixa que só usei pra sair da maternidade. Na metade do caminho, a Luísa já tinha tirado a faixa da cabeça.

Todos os itens de higiene da Luísa: A Pro Matre, onde a Luísa nasceu, dá tudo. Então, não levei nada - e ainda voltei pra casa com um monte de coisas que deram lá.

Espero ter ajudado! :)


Nenhum comentário: