quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tchau, polêmicas.

Faz um tempinho tempão que desisti de participar de polêmicas na web. Às vezes tenho recaídas mas, no geral, dou minha opinião e me seguro pra não contestar no Facebook/Twitter/Fórum aquela bobagem que você lê e imediatamente aparece aquela mensagem no cérebro "imbecil opinando detected". Acreditem, quando me virem polemizando com quem quer que seja, à sério, é porque acho que aquela é uma pessoa com quem vale a pena discutir.

A verdade é que a internet é um lugar onde todo mundo se indigna/opina/briga/esquece o tópico atual e parte pra próxima polêmica diariamente, sem ter a menor noção do que diz. Todo mundo se sente obrigado a opinar sobre tudo e o resultado é um festival de bobagens sendo ditas. Pessoas deixam de ser amigas porque votam em partidos diferentes, porque umas acham que animal é animal e outras acham que animal é gente, porque uma mãe dá peito e a outra mamadeira e por conta da opinião homofóbica/gordofóbica do dia.

Eu adoro participar de boas discussões e acho que podemos aprender muito, quando seu oponente tem cérebro ou sabe do que fala. Não é o que vejo ultimamente. As pessoas não discutem para aprender e trocar ideias, mas pra se ofenderem, bater o pezinho e reafirmarem apenas sua posição. Elas não escutam o outro lado, não ponderam, não se permitem mudar de opinião.

No Fla x Flu da internet, as pessoas só querem conversar com quem concorda com elas. E pior: argumentos rasos, superficíais e incoerentes. Não ganho absolutamente nada discutindo com quem não quer debater, só quer aplausos e opiniões favoráveis. Faço favores diários para mim quando vejo uma discussão sobre qualquer tema polêmico e curto a foto de bichinho que vem depois. Eu mantenho a amizade, poupo meu tempo e não me estresso com mais uma opinião dada por quem ganharia mais lendo sobre o que fala do que opinando sem saber se quer o mínimo sobre o tema da vez.




Um comentário:

Aline disse...

Núbia, adorei seu post. Realmente é isso, o povo adora polemizar, mas na maioria das vezes não tem nem noção do que tá falando.