sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O tempo, esse irremediável

Não faz muito tempo eu estava aqui, nesse blog, entre uma curta soneca de duas horas da Luísa, escrevendo sobre os desafios da maternidade recém. E cá estou eu, finalmente conseguindo um tempinho no meio da loucura de gerir uma empresa e cuidar de uma casa enquanto impeço que a Luísa enfie o dedo na tomada ou tente se pendurar na mesa de centro da sala pra fala: como o tempo passa rápido!

Minha bebezinha é minha bebê, agora. Senta, engatinha, se arrasta, se pendura e, quem diria, fica em pé no berço sozinha. Come as papinhas, come fruta, faz bagunça com a comida. Rola no trocados enquanto tento trocar as fraldas. Se eu piscar, ela enfia o tubo de desitin na boca. Pega a fralda e fica sacudindo e rindo. Daqui a pouco, estará andando por ai e eu correndo atrás dela feito louca.

São 9 meses que parecem nove anos. Acho que eu envelheci uns 10 anos nesse início de vida da Luísa fisicamente. Por outro lado, me sinto tão feliz como uma criança de 10 anos tomando banho de chuva e brincando de lama. Cada sorriso, cada nova conquista, cada evolução enche o coração da mamãe com uma alegria sem tamanho.

Juntos com as alegrias, ficam pra trás as angústias. Sim, as angústias. Porque por mais que te falem "cada bebê é único", duvido que alguma mãe fique tranquila vendo os outros bebês da mesma idade que a sua fazendo coisas que a sua não tá nem perto de fazer. Fiquei um mês com coração na mão. quando Luísa completou 8 meses, ela mal se arrastava. Vendo bebês fazendo várias coisas, a máquina de produzir catástrofes que é a mente materna entrou em ação.

Juntei o fato dela engordar pouco, com o fato dela não ter dentes, com o fato dela só rolar e conclui que ela devia ter algum problema de desenvolvimento. Sim, agora,  um mês e pouco depois, to rindo do quanto fui ridícula, mas a maternidade é isso ai. O divertido é que em um mês ela aprendeu a se arrastar, engatinhar e agora, ficar em pé. Continua sem dentes, mas vou deixar pra me torturar por isso novamente mais pra frente.

Contrariando TODAS AS MINHAS EXPECTATIVAS PRÉ PARTO, eu continuo amamentando. E mais: Luísa LARGOU A CHUPETA E MAMADEIRA. Vocês conhecem algum bebê que já fez isso? Porque eu não. Como larga? Pois é, largando. Ela simplesmente não quer mais saber de nenhum dos dois. Até toma mamadeira pra beber água. Só. Qualquer outra coisa que eu coloque lá, ela empurra a mamadeira e puxa meu peito. As chupetas viraram um brinquedo que ela joga, lambe, mas usar da maneira tradicional, necas de piriquitiba. Tenho ou não uma criança atípica?

Sei que entre uma mamada e outra (elas agora acontecem de hora em hora quando estou em casa), cá estamos, bem perto do aniversário de um aninho do maior amor desse mundo. E em total preparação para o primeiro Natal com minha filha aqui no colo, do lado de fora, curtindo comigo. Um Natal com vários presentes inéditos: as culpas, as ansiedades, os medos inerentes à maternidade. Mas com o maior presente dessa vida: a Luísa. Saudável, sapeca e linda, com seus quase 1 ano de vida que passaram num piscar de olhos.

Dingo Bel!
Como é notável, Luísa não curtiu muito o Papai Noel

Sendo linda!

Minha duendezinha 
Agora sim, livre e solta no chão, fazendo bagunça.


Um comentário:

Natalia Vinholo Ribeiro disse...

Nubia fiquei bem emocionada e nostalgica com seu post... estamos juntas nessa jornada desde o comecinho e sei bem como é cada desafio novo e de todas as dificuldades!!
Aqui também enquanto via bebe de 6 meses engatinhar, ele só ficou craque agora, com 10 meses e meio! Dente, saiu faltando 1 dia pra 10 meses!! E as noias, pq meu bebe é menor que os outros? A pressao "ele nao fala nada ainda??" rsss
Mas estamos ficando boas nesse coisa de "nao se importar" com opiniao e desenvolvimento alheio
Temos dois anjinhos perfeitos, ontem a noite me peguei imaginando a Lulu e o Chris com 15 anos, como será que vao estar, as carinhas, será que vao se conhecer um dia?? rss devaneios!!!
Desejo que tenha um Natal perfeito ao lado da sua princesa, muitas boas lembranças pra vida!! Beijao AMIGA DO MEU CORAÇÃO!!!!